Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que atua no Sudeste vai trazer muitas chuvas e temporais para Minas Gerais e São Paulo nesta semana. Além deles, estados vizinhos como Bahia e Goiás também podem registrar mais instabilidades e até temporais. Em contrapartida o Sul do país passa a ter dias mais firmes e com temperaturas em elevação.
SUL
A terça-feira terá tempo firme, sem chuvas, para os três estados do Sul do país.
Já na quarta-feira o leste paranaense pode ter chuvas, de maneira manchada e sem grandes acumulados. O restante da região segue com tempo firme.
SUDESTE
Por conta de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a região Sudeste terá chuvas seguidas ao longo desta semana. Nesta terça-feira, chove em São Paulo e Minas Gerais de maneira generalizada. Para os paulistas chuvas menos intensas e com baixos acumulados. Já para os mineiros há chance de temporais desde o centro do estado até a parte sudeste.
Na quarta-feira seguem as chuvas nos dois estados. Em São Paulo as chuvas se agrupam em toda a metade centro-norte, mas com acumulados ainda pequenos. Já em Minas Gerais há previsão de temporais de norte a sul do estado.
CENTRO-OESTE
Nesta terça-feira há chance de chuvas nos três estados da região. Em Mato Grosso as instabilidades mais volumosas ficam restritas a parte norte do estado, Em Mato Grosso do Sul, se chover, será pouco e na parte leste apenas. Já em Goiás as chuvas serão generalizadas e com chance de maiores acumulados na parte leste do estado.
Na quarta-feira as chuvas se mantém atuando sobre Mato Grosso ainda com baixos acumulados. Em Mato Grosso do Sul o tempo ficará firme. E em Goiás são esperados temporais em toda a faixa central e leste do estado.
NORDESTE
Nesta terça há previsão de chuvas pontuais no oeste da Bahia e oeste do Piauí. Já no Maranhão deve chover em toda a faixa centro-sul do estado, sendo que a parte leste terá temporais.
Na quarta-feira as chuvas vindas do sudeste afetam a parte oeste da Bahia que pode ter chuvas mais substanciais. NO Piauí chuvas na parte leste do estado. Já no Maranhão as chuvas se espalham e afetam, isoladamente, o oeste, parte o leste e sul do estado, deixando a área central mais seca.
NORTE
Na terça-feira, as áreas de instabilidade migram um pouco mais a sul pela América do Sul e com isso a chuva perde força na maior parte da região Norte, embora ainda chova de forma isolada em todos os estados. Das áreas com chuva, destaque para o sul de Rondônia, Amazonas, Tocantins e sudeste do Pará, que podem receber chuva pontualmente mais pesada e com trovoadas.
Na quarta-feira, as condições de tempo pouco mudam na região Norte do país. A chuva acontece de forma espalhada em forma de pancadas isoladas, e os temporais seguem restritos ao sul. Destaque para as capitais Palmas e Porto Velho, que podem ter chuva mais pesada.