Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja pronta, máquinas reguladas, mas as chuvas impedem os trabalhos

No município de Campo Verde, em Mato Grosso, produtores estão apreensivos com o clima e com receio de não conseguir colher o grão no tempo certo

André Anelli, de Campo Verde (MT)
Plantio com seca e colheita debaixo de chuva. A irregularidade climática tem prejudicado os produtores de soja em Mato Grosso. Em Campo Verde a estimativa é de perda de pelo menos 10% na produtividade.

A maioria das lavouras por aqui estão bem desenvolvidas. Mesmo assim existem bolsões de seca, onde as plantas se desenvolveram menos. Nem mesmo as últimas chuvas devem resolver o problema.

“Tivemos um problema no início do plantio. Faltou água no período de germinação, e isso compromete todo o ciclo depois. Nesta fase que estamos agora, de pós florescimento e enchimento de grão, é crucial que tenha um volume de água necessário para que a safra seja boa. Uma vez que faltou água, dificilmente conseguirá formatar aquela carga do jeito que deveria ser, né”, conta Alexandre Lopes, secretário Sindicato Rural Campo Verde.

Você já viu?

A estimativa é que a produção do município seja 10% menor em relação ao ano passado. Como o plantio foi prejudicado por conta da seca, a chuva que não caiu naquela época, deve vir agora, atrapalhando o fim da safra.

Por enquanto, o cenário é de soja pronta para ser colhida, mas nenhuma máquina na lavoura. A alta umidade aqui e o tempo fechado atrasam ainda mais a colheita e ameaçam a produtividade.

“No início do plantio tivemos seca e isso atrasou tudo em relação ao ano anterior. Agora está com excesso de chuvas. Nessa época do ano passado, já tínhamos colhido mais de 60% da nossa produção. Esse ano estamos com 16%, ainda com muito para colher. Nós temos ciência que a nossa produção será igual ao ano passado, vai ser menor, mas estamos pensando positivo, não vamos ter uma perda tão grande”, diz a agricultora Raquel Schenkel.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile