A segunda-feira ainda começa chuvosa para alguns estados do Sul e Centro-Oeste, mas seca para o Nordeste e parte do Sudeste. As condições do tempo devem mudar ao longo desta semana e o tempo mais firme predominar em quase todo o país.
SUL
As chuvas começam a dar uma trégua para a região Sul nesta segunda-feira. Segundo a meteorologia, poucos municípios do Paraná e Santa Catarina devem registrar algum volume de precipitações, nada além de poucos milímetros. A temperatura, no entanto, cai bastante e tanto os gaúchos, quanto os catarinenses devem ter um começo de dia bastante gelado, na casa dos 9ºC.
SUDESTE
As chuvas ainda persistem em São Paulo e parte de sul Minas Gerais nesta segunda. Os maiores volumes devem ocorrer próximo a Birigui, com 20 mm. As temperaturas na região Sudeste seguem com mínima de 18º e máxima de 30º. A partir de terça-feira o tempo firme deve predominar.
CENTRO-OESTE
No Centro-Oeste um tempo mais seco persiste em muitos municípios dos três estados. Em Mato Grosso o tempo é firme, enquanto em Goiás e Mato Grosso do Sul algumas precipitações serão registradas nesta segunda-feira. Os maiores volumes acontecem próximo a Campo Grande (MS), com 6 mm.
NORDESTE
As lavouras do Nordeste terão um dia bastante firme. Nem na Bahia, nem no centro e sul do Maranhão há previsão de chuvas nos próximos dias. A estiagem é consequência de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades, e aliás, com essa falta de chuva por dias consecutivos, a qualidade do ar só piora, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 40%.
NORTE
No Norte do país as chuvas ficam concentradas no norte do Pará e Rondônia. Os volumes não devem ser tão volumosos e ocorrem em forma de pancadas intercaladas com períodos de sol e bastante calor, o que aliás, mantém a sensação de tempo abafado. Um destaque desta segunda-feira é a possibilidade de nevoeiro em áreas de Roraima, inclusive na capital, o que pode reduzir a visibilidade.