Ainda não é possível descartar totalmente a possibilidade de geadas no Sul, mas a previsão é de temperaturas mais elevadas nas cinco regiões do país no início de setembro. No Sudeste, por exemplo, havia uma massa de ar de origem polar derrubando as temperaturas, principalmente em São Paulo, mas a tendência é que ela se dissipe e o próximo mês inicie com termômetros registrando até 36 °C no oeste do estado.
Confira como fica o tempo nas cinco regiões brasileiras neste início de setembro, tendo como base o período entre os dias 2 e 5.
SUL
Após grande volume de chuvas no Rio Grande do Sul, setembro inicia com volume de no máximo 30 mm no estado e acumulados menores em Santa Catarina e Paraná. Porém, no decorrer da semana, a frente fria dá uma trégua e a previsão é de temperaturas mais elevadas para os três estados, sem chuvas e com máximas que podem variar entre 27 °C e 33 °C no interior da região e no norte do Paraná.
SUDESTE
O mês de setembro inaugura tempo mais aberto em todo o Sudeste do Brasil. Temperaturas mínimas mais baixas apenas no sul de Minas Gerais, com 12 °C, mas longe de provocar geadas. As tardes registram bastante calor, principalmente no oeste de São Paulo (36 °C) e no Rio de Janeiro, podendo superar os 33 °C. Possibilidade de chuvas isoladas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
CENTRO-OESTE
Fim de agosto termina com volumes maiores de chuva no Centro-Oeste, com melhora na qualidade do ar. Porém, setembro começa apenas com resquícios pluviométricos no sul de Mato Grosso do Sul e parte do noroeste de Mato Grosso. Temperaturas mínimas na região ficarão em 24°C e as máximas podem facilmente alcançar 39 °C durante as tardes, principalmente no Mato Grosso, boa parte de Mato Grosso do Sul e noroeste de Goiás.
NORTE
Agosto termina com núcleos de chuva bastante carregados na região Norte, com possibilidade de chuvas de até 50 mm em Roraima e 30 mm no norte do Amazonas. Mesmo assim, o mês de setembro inicia com temperaturas mínimas elevadas, a exemplo do Centro-Oeste, com manhãs na casa dos 24 C e máximas que podem superar os 39 °C durante a tarde.
NORDESTE
Uma massa de ar mais seca impede a formação de nuvens carregadas no Nordeste. Pancadas de chuva fraca, que não superam os 15 mm, apenas na faixa leste e no extremo norte do Maranhão. Como no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, as tardes em todos os estados do Nordeste podem ultrapassar os 39 °C, principalmente na Bahia e no Piauí.