Foto: Pixabay
Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam a sexta-feira com preços em alta. A possibilidade de acordo comercial entre China e Estados Unidos, após 15 meses de embate, sustentou as cotações, ampliando a alta semanal para mais de 2%.
Os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo parcial que pode ajudar a levar a uma trégua na guerra comercial e estabelecer as bases para um acordo mais amplo, segundo reportagem da “Bloomberg News”, citando fontes não identificadas.
Os acordos parciais exigem que a China concorde com algumas concessões agrícolas e que os Estados Unidos ofereçam algum alívio sobre tarifas, acrescentou a reportagem, que também descreveu o pacto como provisório.
As negociações comerciais entre Estados Unidos e China esta semana ocorreram em meio a expectativas sobre um “mini acordo” que potencialmente envolveria concessões antes de um entendimento maior, com a China se oferecendo para comprar mais produtos agrícolas norte-americanos ou os Estados Unidos retirando tarifas ou sua repressão à gigante de tecnologia Huawei.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse que o governo do país teve dois dias “produtivos” de negociação comercial com a China e insinuou que houve progresso nas conversas, ao ser questionado sobre o comportamento positivo do mercado com base na expectativa de um acordo entre os dois países.
“O mercado de ações está sempre certo”, disse ele durante uma entrevista coletiva que havia sido convocada originalmente para anunciar que os Estados Unidos podem anunciar sanções financeiras contra autoridades da Turquia por causa da ofensiva militar do governo turno na Síria.
Segundo Mnuchin, ele e o representante do comércio dos Estados Unidos, Robert Lightizer, vão se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, para falar sobre o que foi discutido nas negociações com os chineses e, em seguida, Trump deve falar com o vice-premiê da China, Liu He, para concluir a atual rodada de negociações.
Os contratos da soja em grão com entrega em novembro fecharam com alta de 12,50 centavos ou 1,35% em relação ao fechamento anterior, a US$ 9,36 por bushel. A posição janeiro teve cotação de US$ 9,50 1/2 por bushel, com ganho de 13,00 centavos ou de 1,38%.