A colheita da safra 2019/2020 de soja chegou na última quinta-feira, 26, a 76% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de dez pontos percentuais em uma semana, é igual ao apurado um ano atrás e supera a média de cinco anos.
O tempo seco tem favorecido o avanço dos trabalhos no Rio Grande do Sul, onde a quebra de safra já está consolidada e os produtores não esperam mais recuperação das produtividades. No Matopiba, por outro lado, as chuvas frequentes dificultam a colheita em parte da região.
“Mas, mesmo com umidade elevada, os produtores avançam com as máquinas para evitar eventuais perdas de qualidade”, afirmou a consultoria.
Estimativa de produção
No início de março, a AgRural reduziu a estimativa de produção de soja na safra 2019/2020 do Brasil para 124,3 milhões de toneladas devido às perdas por estiagem no Rio Grande do Sul, que foram parcialmente compensadas pelas boas produtividades de outros estados. Uma nova revisão da estimativa será feita no início de abril.