A colheita da soja no Paraná já atinge um total de 96% da área semeada de 5,4 milhões de hectares, segundo levantamento do Deral. Isso significa que os trabalhos estão no mesmo ritmo em relação ao ano passado e levemente à frente da média para o período.
Desde a semana passada para esta, os trabalhos perderam ainda mais ritmo e avançaram apenas 4 pontos percentuais, já que na anterior a colheita da soja somava 92% das área. No comparativo anterior o avanço era de 7 pontos percentuais e no anterior, 10 pontos percentuais.
O restantes das lavouras se encontram em floração (10%), frutificação e (90%) em maturação (83%). Destas, 92% estão em boas condições, 8% em condições médias.
Quem já terminou
Até o momento apenas dez núcleos regionais terminaram a colheita da soja: Umuarama, Toledo, Cascavel, Apucarana, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá e Paranavaí. Entretanto outras seis já estão praticamente no fim, com mais de 90% dos trabalhos terminados: Campo Mourão, Ivaiporã, Jacarezinho, Pato Branco, Pitanga e Ponta Grossa. Confira abaixo a condição de cada região!