? É uma maneira de mostrar a qualidade técnica da agricultura nacional e a excelência dos nossos processos produtivos, graças aos esforços e idealismos de pessoas dedicadas à pesquisa ? disse o presidente da ABAG, Carlo Lovatelli.
O engenheiro Norman Borlaug, que faleceu em 9 de setembro de 2009, foi o grande líder da revolução verde em meados do século passado. Em 1970, a Academia Sueca reconheceu o trabalho de Borlaug como agrônomo e humanitário e concedeu-lhe o Prêmio Nobel da Paz.
Grande admirador da agricultura tropical, Borlaug esteve no Brasil por várias vezes, tornando-se amigo de Fernando Penteado Cardoso, presidente da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável, que pediu e recebeu autorização da família do cientista para que a ABAG conceda essa homenagem levando o nome do General da Paz, Norman Borlaug.
O novo laureado terá a chancela da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e conta com o apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo.
? A partir do 10º CBA, em 2011, a ABAG irá instituir a homenagem Norman Borlaug, dedicada a homens e mulheres que a exemplo de Borlaug não medem esforços em prol da pesquisa e da segurança alimentar do mundo ? destacou Lovatelli.