Antes da retirada dos trabalhadores do local, no bairro Belchior, em Gaspar (SC), ocorrida no domingo pela manhã, chegou a ser cogitado que o abastecimento seria normalizado em 15 dias.
? Os funcionários estão reunidos em Blumenau tentando encontrar alternativas para realizar essa reparação ? disse o presidente da SCGás, Ivan Ranzolin.
O segmento econômico mais prejudicado em Santa Catarina foi o cerâmico, que representa 70% do consumo médio por dia. O presidente do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma e Região Sul (Sindiceram), Otmar Josef Müller, calculou que apenas na região o prejuízo é de R$ 4,1 milhões por dia parado.
Dos 5,1 mil empregados do setor no Sul de SC, 4 mil estão em licença remunerada. O setor pede linhas de crédito no Banco do Brasil, prorrogação no prazo do pagamento das faturas da Celesc e do ICMS.
Em Blumenau, o abastecimento de gás natural foi retomado em um dos 27 postos que suspenderam as atividades. O estabelecimento, localizado no km 58 da BR-470, no bairro Badenfurt, está trazendo o combustível de caminhão de Guaramirim. O movimento no local passou de 200 para mil veículos por dia.
Com relação aos combustíveis líquidos (gasolina, álcool e diesel), não há problemas quanto ao abastecimento, embora exista dificuldade de acesso em alguns lugares por via terrestre, segundo informou a Petrobras Distribuidora.