Algodão ecológico brasileiro atinge mercado no Exterior

Apoiada pelo Sebrae, marca Justa Trama reúne produtores de seis EstadosA Cadeia Ecológica do Algodão Solidário - Justa Trama se prepara para lançar coleção própria em setembro na Itália. Apoiada por consultores do país europeu, a marca inova com a criação de modelos de bolsas, acessórios e vestidos a partir da mistura de diferentes técnicas e matérias-primas. Outro importante passo será o envio até julho de duas toneladas de fios de algodão para um grupo de microempresas italianas produtoras de roupas íntimas.

A Justa Trama, criada em 2005, reúne cerca de 700 trabalhadores que atuam em todos os elos da indústria têxtil em seis estados do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Ceará. A marca participa desde 2010 do projeto ‘Territórios Solidários ? Desenvolvendo e Fortalecendo Empreendimentos Solidários e Autogestionários’, desenvolvido pelo Sebrae. O projeto dá apoio na promoção de consultorias técnicas especializadas em design e gestão, promove acesso a mercado e gera oportunidades de comercialização.

No início deste mês, a consultora em design e moda colombiana Lucy Salamanca veio ao Brasil para finalizar a etapa de construção da nova coleção da Justa Trama. Lucy vive há 30 anos na Itália e atua com a Cooperativa de Comércio Justo da Itália (Fair), que importa produtos da marca nacional.

? Primeiro, nos apropriamos do conceito do que seria a nova coleção. Neste segundo momento, o trabalho foi voltado ao desenho e confecção das peças ? explica a consultora do projeto no Brasil, Denise Laitano.