Confira a ocorrência de chuva para as cinco regiões brasileiras, com ênfase nas áreas produtoras de soja, entre o próximo sábado (3) e segunda-feira (5).
A colheita da oleaginosa no Brasil já está praticamente finalizada, mas as condições climáticas seguem essenciais para a instalação de segunda-safra, cobertura com gramíneas e escoamento da produção.
Os mapas abaixo trazem, ainda, as condições de chuva até a próxima quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi.
Sul
O tempo deve seguir firme e sem previsão de chuvas em Santa Catarina e Paraná. As precipitações atingem somente as áreas indicadas com manchas azuis no mapa acima, em volumes variando de 20 mm a 40 mm no centro-sul do Rio Grande Sul.
O ar mais frio deve predominar em toda região com máxima em torno de 24°C/26ºC e mínimas entre 6ºC/10ºC nas áreas de baixada. Contudo, não há risco para geada. Em Santa Catarina, a colheita da soja está quase finalizada, restando menos de 1% da área, conforme a Conab. Por lá, as baixas temperaturas têm tornado a velocidade da operação mais lenta, dificultando a redução da umidade dos grãos e a debulha das vagens.
Contudo, de forma geral, a cultura encerra esta safra com bons resultados em comparação à safra passada. No Rio Grande do Sul, o clima tem colaborado para finalização dos trabalhos. A dessecação está sendo realizada para adiantar a maturação e reduzir a retenção foliar causada pelo déficit hídrico.
Ponta Grossa (PR)
Sábado: temperatura máxima: 22ºC / mínima: 8ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 22ºC / 8ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 21ºC / 10ºC / Nublado
Sudeste
O tempo segue firme em todas as regiões e, devido a entrada do ar mais frio e seco, espera-se uma grande amplitude térmica na região. Assim, as temperaturas máximas giram em torno de 27°C a 30ºC e as mínimas entre 9°C a 10ºC nas áreas de baixada. Não há risco para geada.
Itapetininga (SP)
Sábado: temperatura máxima: 23ºC / 11ºC / Nublado
Domingo: 24ºC / 10ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 23ºC / 10ºC / Nublado
Centro-Oeste
Chuvas estão previstas nas áreas em azul do mapa, com volume variando entre 15 mm e 30mm no oeste de Mato Grosso. Uma massa de ar mais frio e seco deve permanecer na região nos próximos dias causando grande amplitude térmica, com temperaturas máximas podendo chegar a 33ºC e mínimas a 12ºC.
Em Mato Grosso do Sul a redução dos volumes e frequência das chuvas em abril favoreceu as operações agrícolas, permitindo a finalização da colheita da soja sem ocorrência de perdas significativas em produtividade e qualidade de grãos.
Sorriso (MT)
Sábado: temperatura máxima: 34ºC / mínima: 21ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 35ºC / 21ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 34ºC / 21ºC / Sol entre nuvens
Nordeste
As chuvas devem se concentrar no centro-norte do Maranhão, com volumes previstos na casa dos 40 mm na mancha azul do mapa. Também deve chover em boa parte da faixa litorânea, com acumulados de até 100 mm em Alagoas, podendo trazer transtornos na região.
Por outro lado, a estiagem persiste no interior da região, sem previsão de umidade para os próximos dias em boa parte da Bahia, Piauí e centro sul do Maranhão. As temperaturas máximas podem chegar a 35°C/37ºC, principalmente no Ceará. As mínimas podem chegar a 14°C/16º no sul da Bahia.
No Maranhão, as regiões de Imperatriz e Pindaré se aproximam do final da colheita da soja. Na Bahia, a colheita foi finalizada com ótimos resultados de produtividade.
Balsas (MA)
Sábado: temperatura máxima: 33ºC / mínima: 23ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 33ºC / 22ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 33ºC / 22ºC / Sol entre nuvens
Norte
A combinação de calor e umidade provoca chuvas por grande parte da região no decorrer dessa semana. Maiores volumes nas manchas em verde e amarelo podem chegar a 100 mm nos próximos dias. As temperaturas máximas devem atingir 34ºC em Roraima e Amapá com mínimas em torno dos 20ºC no Acre.
No Tocantins, a colheita da primeira safra do estado já foi finalizada, com ótimos resultados alcançados. Houve um aumento da área cultivada em relação ao último levantamento devido ao mapeamento de novos espaços, podendo, inclusive, receber novos ajustes.
O plantio da segunda safra teve seu início em 20 de abril e deverá ser finalizado neste início de junho. Essa semeadura é realizada nas regiões de várzea do estado, em sucessão ao arroz, sendo exclusivamente para a produção de sementes.
Porém, devido a ausência de chuvas, o solo se encontra bastante ressecado e não há previsão para acumulados de chuvas nos próximos 15 dias ao menos, o que pode prejudicar o desenvolvimento inicial da segunda safra.
Altamira (PA)
Sábado: temperatura máxima: 31ºC / mínima: 24ºC / Chuva
Domingo: 30ºC / 24ºC / Chuva
Segunda: 32ºC / 23ºC / Chuva