Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Área agrícola cultivada em São Paulo deve crescer para 1,28 mi de hectares

Acréscimo na área representa 2,9% de aumento na comparação com safra anteriorA área agrícola cultivada pelos sete principais produtos da safra de verão em São Paulo deve crescer 2,9% na safra 2010/2011, ante 2009/2010, de 1,25 milhão para 1,28 milhão de hectares, de acordo com previsão do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento. O estudo, realizado de 1º a 23 de setembro, traz como destaque o algodão, com aumento de 115,5% na área cultivada, para 20 mil he

A alta no cultivo do algodão ocorre pelo crescimento da demanda externa, principalmente na China e Índia, e, consequentemente, pela elevação das cotações do produto nos mercados internos e externos, influenciadas pela redução dos estoques das últimas quatro safras. Os órgãos da secretaria avaliaram ainda as perspectivas de área para amendoim, arroz, batata, feijão, milho e soja.

O milho, principal cultura de grãos paulista, terá queda estimada de 2,3% na área plantada entre 2009/2010 e 2010/2011, de 589,6 mil ha para 576 mil ha, por conta, principalmente, do preço baixo da última safra e da previsão de estiagem. Entretanto, o preço do milho subiu nos últimos meses e a expectativa de renda voltou a animar o produtor paulista, o que pode mudar a estimativa na próxima previsão.

Analistas comentam que a área do milho só não será maior porque os produtores optaram pela soja, grão com boa cotação no mercado internacional, além de ser mais resistente a uma possível falta de chuvas. Com isso, para a área de soja há expectativa de um crescimento 5,5% comparando-se à safra passada, de 486,5 mil ha para 513,5 mil ha.

O plantio de feijão das águas nesta safra ocupa 9,3% a mais de área no Estado, com 82,7 mil hectares. Preços superiores aos de um ano atrás, consumo aquecido, cotações em alta e apoio do governo à comercialização são os principais fatores de estímulo para aumento de área. As perspectivas para a safra 2010/11 de amendoim das águas apontam aumento de 4,8% na área. Para a cultura do arroz, a área plantada deve crescer 5,2%, no período e para a de batata das águas saltar 9,7%.

O IEA e a Cati apontaram, ainda, que a safra 2010/11 de cana-de-açúcar, já próxima do final da colheita, deve ficar em 438,4 milhões de toneladas, alta de 3,6%. A área plantada cresceu 3%, para 5,7 milhões de hectares. A cultura é a principal do Estado e São Paulo é o maior produtor de cana do mundo.
 

Sair da versão mobile