Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Glauber Silveira, que participará do encontro, os produtores do Estado apostam na liberação das obras para a ampliação do terminal. A opção de Santarém pode reduzir o custo do frete para os mato-grossenses em até 30% em relação aos portos de Santos e de Paranaguá.
? Sinop está a 2,3 mil quilômetros de Paranaguá e a apenas 1,2 quilômetros de Santarém. A redução no frete é da ordem de US$ 30 por tonelada, que corresponde a US$ 2 por saca ? afirmou Silveira
Segundo o dirigente, o terminal da Cargill, em operação desde 2003, tem atualmente capacidade para movimentar 1 milhão de toneladas de grãos, podendo chegar a 3 milhões de ton. A expectativa é de que, por Santarém, possam ser exportadas até 8 milhões de ton com a pavimentação da BR-163, que liga Cuiabá a ao município paraense.