Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Audiência pública discutirá estudo de impacto ambiental sobre terminal da Cargill no Pará

Segundo representante de produtores do MT, porto de Santarém teria capacidade para movimentar até 8 milhões de toneladas de grãosUma audiência pública discutirá na próxima quarta, dia 14, em Santarém (PA), o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do terminal de grãos da Cargill, localizado no porto público de Santarém. A empresa está envolvida em um impasse judicial desde 2000, quando o Ministério Publico Federal pediu a realização de análises ambientais na área.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Glauber Silveira, que participará do encontro, os produtores do Estado apostam na liberação das obras para a ampliação do terminal. A opção de Santarém pode reduzir o custo do frete para os mato-grossenses em até 30% em relação aos portos de Santos e de Paranaguá.

? Sinop está a 2,3 mil quilômetros de Paranaguá e a apenas 1,2 quilômetros de Santarém. A redução no frete é da ordem de US$ 30 por tonelada, que corresponde a US$ 2 por saca ? afirmou Silveira

Segundo o dirigente, o terminal da Cargill, em operação desde 2003, tem atualmente capacidade para movimentar 1 milhão de toneladas de grãos, podendo chegar a 3 milhões de ton. A expectativa é de que, por Santarém, possam ser exportadas até 8 milhões de ton com a pavimentação da BR-163, que liga Cuiabá a ao município paraense.

Sair da versão mobile