De acordo com ele, é aguardado, inclusive, que os países industrializados registrem contração do Produto Interno Bruto (PIB).
? Os emergentes continuam a crescer, mas a taxas menores ? observou Meirelles.
Outro consenso ao qual chegou o grupo é de que o mercado melhorou desde o início de outubro, mas ainda está longe da normalidade.
No início da entrevista coletiva, o presidente do BC salientou que a decisão de atitudes anticíclicas depende da situação de cada país.
Segundo Meirelles, o governo tem adotado medidas para preservar o país dos efeitos da crise e, entre outras, citou a liberação dos compulsórios. Meirelles lembrou que a crise começou em países desenvolvidos, mas que pelos canais de crédito atingiu a economias emergentes.
Na reunião, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, não afirmou que o pior da crise já passou.
? É um processo em andamento ? disse em entrevista coletiva logo após a primeira parte da reunião bimestral do BIS.
O encontro bimestral nessa segunda, dia 10, em São Paulo, é o primeiro desde que o Lehman Brothers declarou concordata, em 15 de setembro, o marco do recrudescimento da crise. Sobre o comportamento da inflação, a avaliação de Trichet, também presidente do Global Economy, é de que os riscos de alta “diminuíram significativamente”.