A fiscalização continua em outras empresas que trabalham com agrotóxicos nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Segundo o diretor substituto de Proteção Ambiental do Ibama, Bruno Barbosa, esta ação inaugura uma nova frente de batalha para a proteção ambiental. O processo de vistorias fiscalizatórias relacionadas a autorizações para produção de agrotóxicos seguirá adiante.
Participam da operação agentes ambientais federais do Ibama de Uberlândia (MG), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), que com a colaboração de equipe técnica da Diretoria de Qualidade Ambiental do órgão (Diqua), estão lavrando os autos de infração, termos de apreensão e embargos.
A Diqua está realizando o levantamento de todos os ingredientes ativos registrados no Brasil para a produção de agrotóxicos, para que seja possível proceder a reavaliação daqueles que possuam grandes riscos ambientais. A reavaliação de agrotóxicos é um processo contínuo para aperfeiçoar os mecanismos de controle relacionados à segurança ambiental do uso desses produtos.