ABIOVE

Brasil assina acordo com a Índia para fornecimento de óleo

Acordo prevê cooperação com o fornecimento, comércio de grãos, óleo e farelo de soja, além de outras oleaginosas

óleo de soja - boletim agroexport - capa
Foto: Freepik

Brasil e Índia assinaram um acordo para facilitar o fornecimento de produtos da cadeia de soja ao país asiático.

O memorando, ratificado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Solvent Extractors Association of India (SEA, associação de óleos vegetais da Índia), foi assinado durante um seminário internacional de perspectivas para o setor realizado em Nova Délhi, informou a Abiove em nota.

O Brasil é responsável por quase 40% do óleo de soja importado pela Índia.

A SEA é a maior organização dedicada ao óleo vegetal do país asiático, com mais de 700 associados.

“A Índia é um mercado muito importante para os produtos brasileiros e enxergamos um grande potencial a ser fortalecido”, disse o presidente da Abiove, André Nassar, no comunicado.

O acordo prevê cooperação com o fornecimento, comércio de grãos, óleo e farelo de soja, além de outras oleaginosas, para aumentar o valor agregado dos produtos, informou a Abiove.

De acordo com a entidade, a Índia é o maior importador de óleos comestíveis do mundo, com cerca de 15 a 16 milhões de toneladas ao ano.

O óleo de soja é responsável por cerca de 4 milhões de toneladas deste montante, a maior parte proveniente da América Latina.

Entre janeiro e setembro, o Brasil foi a origem de 39,5% do óleo de soja comprado pela Índia. A Argentina é o principal exportador para o país asiático, com o fornecimento de cerca de 50% do volume importado.