Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cai volume de contratos agrícolas negociados na BMeF Bovespa

Balanço da Bolsa de São Paulo foi divulgado nesta quartaApesar da crise financeira, a BMeF Bovespa ampliou os lucros no terceiro trimestre de 2008. O balanço foi divulgado nesta quarta, dia 12, em São Paulo. No entanto, o mercado futuro de commodities agrícolas registrou queda no período.

O resultado positivo do período é fruto da contenção de despesas, principalmente no quadro de funcionários, que teve corte de 17%. No período que vai de julho a setembro, o lucro líquido da BMeF Bovespa aumentou 15% em comparação com o mesmo período de 2007, ficando em R$ 235,6 milhões. A receita líquida também cresceu (12%) e ficou em R$ 404,7 milhões.

O balanço trimestral divulgado pela Bolsa de Valores de São Paulo é positivo, pois ainda não apresenta os impactos da fase aguda da crise financeira, que ocorreu somente depois da quebra do banco de investimentos Leman Brothers, na segunda quinzena de setembro. Os reflexos da turbulência gerada no mercado internacional vieram depois, em outubro, e continuaram a ocorrer nos primeiros dias de novembro.

? Eu reconheço que os sete pregões do mês de novembro tiraram um pouco do brilho desse resultado porque o volume nesses sete dias experimentou uma ressaca em relação à crise de confiança que ocorre principalmente no mercado internacional ? disse o presidente da BMeF Bovespa, Edemir Pinto.

Nas commodities agrícolas, o volume de contratos negociados no mercado futuro caiu de 308 mil em setembro para 283 mil em outubro.

A maior queda, de quase 27%, foi registrada no mercado de milho. Boi gordo e café arábica também tiveram redução. Apenas o mercado da soja teve alta no volume de contratos, de 19%. Segundo analistas, a crise internacional vai continuar impactando o mercado em 2009.

? Acho que o mercado de balcão não só no Brasil mas também no mercado internacional vai sofrer uma regulação pesada e os ambientes de bolsa estão preparados já com essa regulação, para ser centro de liquidez não só de produtos padronizados em bolsa como de produtos não padronizados de balcão ? avaliou o dirigente da Bovespa.

Sair da versão mobile