Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Calçadistas ficam sem anúncio de novas medidas durante a Couromoda

Presidente Lula não sanou expectativas, mas ainda há esperança de investigação de dumping sobre calçados chinesesChegou e foi embora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a expectativa do anúncio de medidas concretas para o setor na abertura da 36ª edição da Couromoda ? Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro.

Empresários esperavam ouvir novidades como a redução de tributos ou o aumento no crédito para capital de giro. Presente à abertura da Couromoda 2009, no Anhembi, em São Paulo, Lula disse que pretende se reunir até o início de fevereiro com governadores para discutir novas medidas.

Em contrapartida, boas notícias chegaram pelo discurso do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso. O dirigente destacou a decisão da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) de iniciar investigações de dumping nas importações de calçados da China. É um processo a ser movido para comprovar que o calçado asiático entra no Brasil com preço inferior ao custo de produção.

? Temos danos por essa concorrência desleal. Após a abertura do processo, a partir de 60 dias, poderemos ter a imposição de tarifas anti-dumping provisórias para equilibrar a disputa ? destacou Cardoso.

A feira que começou nessa segunda, dia 12, e segue até quinta-feira, é um momento de expectativa para a indústria calçadista. Para Fatima Daudt, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, o número de negócios e contatos feitos neste momento se reflete em pedidos e mais produção para essas regiões.

? Lógico que queríamos que o governo anunciasse alguma medida positiva, mas vamos continuar trabalhando ? destaca Fatima.

Sair da versão mobile