O “boi do futuro” terá que ser um animal capaz de unir a rusticidade, resistência e precocidade do nelore (principal raça do rebanho brasileiro) à qualidade da carne das raças européias, além de corresponder às exigências de bem-estar animal, da rastreabilidade e da necessidade da redução do desmatamento, dos gases efeito estufa e do consumo de água.
Os avanços da tecnologia, como os resultados do genoma bovino, a evolução das técnicas de fecundação in vitro e a nova geração de rações e medicamentos, e as estratégias da indústria brasileira de carnes para conquistar novos mercados são alguns dos temas do Fórum Canal Rural – Feicorte: O boi do futuro, que será realizado nesta sexta, dia 19, a partir das 14h, no Centro Imigrantes, durante a Feicorte.
O Fórum, que reúne os grandes especialistas do Brasil nas áreas de ciência e tecnologia e negociações internacionais, está aberto à participação do público da feira e será transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo Canal Rural. Você pode participar enviando perguntas e comentários sobre o tema ? clique aqui para participar.
Durante o evento a participação também estará aberta pelo número 0800 541 5858. A ligação é gratuita de telefones fixos de qualquer parte do Brasil.
Conheça os participantes do evento
LUIZ ROBERTO FURLAN, professor de biotecnologia da Unesp de Botucatu e coordenador do programa Genoma Funcional do Boi. Furlan realizou seu mestrado em Ciência Animal e Pastagens na Esalq/USP (1989) e concluiu o doutorado em Zootecnia Área de Produção Animal na Unesp/Jaboticabal. Especializado em biologia molecular, foi gerente de pesquisa na Alellyx Ltda, empresa de biotecnologia. No período de setembro de 2006 a julho de 2007 realizou estágio pós-doutoral, como pesquisador visitante, no Centro de Genoma Funcional da Universidade Estadual de Michigan.
Debatedores:
MARCUS VINICIUS PRATINI DE MORAES, ex-deputado federal, já foi ministro da Indústria e Comércio, da Minas e Energia e da Agricultura. Economista, é um profundo conhecedor do agronegócio nacional na área das negociações internacionais. Foi presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec) e atualmente é consultor do grupo JBS/Friboi .
PEDRO DE CAMARGO NETO, engenheiro e pecuarista, atualmente é presidente da Associação Brasileiras da Indústria Processadora e Exportadora de Carne Suína. Foi presidente da Sociedade Rural Brasil, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária e presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária de São Paulo (Fundepec).
EMÍLIO SALANI, médico veterinário, é presidente do Conselho de Administração do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e diretor da Merial Saúde Animal.
JOÃO DE ALMEIDA SAMPAIO FILHO é secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Economista e produtor rural, foi presidente da Associação dos Produtores de Borracha do Estado do Mato Grosso e presidente da Sociedade Rural Brasileira.