Agricultura

CBSoja e Mercosoja 2022 debatem os desafios da produção sustentável de soja

Sustentabilidade no cultivo será um dos temas do congresso, que ocorre entre os dias 16 e 19 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná

Mas além do clima, quais os outros desafios o produtor deve enfrentar na próxima temporada? 

O tema será discutido durante a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e Mercosoja 2022, que será realizada entre os dias 16 a 19 de maio de 2022, no Rafain Palace Hotel e Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

O CBSoja é promovido desde 1999, pela Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e nesta edição será realizado em conjunto com o Mercosoja 2022.

Para discutir o tema central do evento – Desafios para produção sustentável no Mercosul – estão programadas seis conferências, 18 paneis em que serão realizadas mais de 50 palestras.

Além disso, o evento contará com mais de 300 trabalhos técnicos inscritos que serão apresentados em formato pôster e oralmente.

A programação técnica irá abordar desde assuntos ligados aos atuais desafios tecnológicos dos sistemas de produção, às novas oportunidades que estão surgindo para a cadeia produtiva, tendo a sustentabilidade como conceito transversal em todo evento.

Os aspectos relacionados à sustentabilidade, por exemplo, podem impactar na abertura de novos mercados, na inserção da cadeia na era da bioeconomia, nos avanços na área de edição genômica e outras tecnologias emergentes e disruptivas.

Arena de Inovação

Uma das novidades desta edição será a Arena da Inovação, ambiente que pretende integrar os participantes do ecossistema brasileiro de inovação, reunido desde startups a empresas de agricultura 5.0, além de apresentar as mais recentes aplicações emergentes e disruptivas para a cadeia produtiva da soja.

Pavilhão do Expositor

Além da ampla programação técnico-científica, haverá a feira tecnológica, em que os expositores apresentarão as mais recentes tecnologias desenvolvidas para a cadeia de produção de soja e possibilita a interação entre os participantes resultando em uma excelente oportunidade de networking, negócios e articulação de agendas de trabalho. O Pavilhão do Expositor irá reunir mais de 32 expositores que irão demonstrar informações e conhecimentos relevantes para o mercado, como a apresentação de equipamentos, tecnologias e serviços que estão impactando positivamente no campo.

Pela primeira vez na história do congresso, haverá a realização simultânea da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare), que ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio.