Chamada pública vai qualificar agricultores para mercado de turismo

Intessados em participar do processo de seleção promovido pelo Sebrae, MDA e Ministério do Turismo devem se inscrever até 8 de outubroInserir produtos da agricultura familiar e de comunidades tradicionais no mercado de turismo, agregando valor à oferta turística brasileira. Este é o objetivo da 'Chamada Pública Talentos do Brasil Rural: Turismo'. As entidades que quiserem participar do processo de seleção deverão se inscrever até 8 de outubro pela internet, nas páginas do Sebrae Nacional, do Sebrae no Rio Grande do Sul e dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Turismo (MTur).

A Chamada Pública, que faz parte do projeto ‘Talentos do Brasil: turismo e agricultura familiar’ (Talentos do Brasil Rural), irá classificar e selecionar empreendimentos constituídos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais que trabalham com cosméticos, produtos decorativos e utilitários (artesanato), alimentos e bebidas nas cinco regiões brasileiras. O objetivo da chamada é inserir essa produção no mercado turístico. São produtos como xampu de cupuaçu, sabonete de açaí, mel, verduras e frutas orgânicas, que poderão ser fornecidos para meios de hospedagem, bares e restaurantes frequentados pelos turistas durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Potencial da agricultura familiar

Serão investidos R$ 3,2 milhões no desenvolvimento do projeto, iniciativa do Sebrae Nacional, do Sebrae o Rio Grande do Sul, MDA, Ministério  do Turismo e da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ). As inscrições devem ser feitas pela internet nas páginas do Sebrae/RS (www.sebrae-rs.com.br), do Sebrae Nacional (www.sebrae.com.br), MDA  (www.mda.gov.br/saf) e MTur (www.turismo.gov.br).

O projeto expressa uma iniciativa para alinhar duas vertentes: o potencial da agricultura familiar na comercialização de produtos agroindustriais e artesanais e a atratividade turística das propriedades rurais desse segmento.

? A idéia é que, durante a Copa, os viajantes nacionais e internacionais sejam contemplados com um mercado turístico caracterizado pela agricultura familiar, seja nas miniaturas ou amostras de produtos pessoais disponíveis em hotéis, em sua alimentação, no artesanato ou ainda no passeio a um destino rural ? explica o gerente de Agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim.

Inserção no mercado

No tocante aos produtos da agricultura familiar ? cosméticos, artesanato, alimentos e bebidas ? o propósito do Talentos do Brasil é inseri-los em meios de hospedagem, restaurantes, bares, lojas de artesanato e de suvenir. No que diz respeito aos serviços, o intuito é preparar a propriedade familiar para receber turistas, dotando-a das condições necessárias para o desenvolvimento da atividade turística.

De acordo com a assessoria de imprensa do MDA, os turistas também serão beneficiados em termos de qualidade, ao consumir produtos da agricultura familiar com traços da identidade regional, desenvolvidos com responsabilidade sócio-ambiental.

O Talentos do Brasil Rural deseja atingir não somente os empreendimentos dos agricultores familiares mas também dos povos e comunidades tradicionais. O projeto atenderá os mercados das 12 capitais brasileiras que irão sediar os jogos da Copa 2014 e seus respectivos entornos: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A íntegra da chamada e demais documentos está disponível no endereço: https://www.mda.gov.br/portal/saf/programas//div.