As medidas entram em vigor nesta segunda, dia 27, e serão aplicadas por cinco anos, disse o Ministério do Comércio chinês em nota. Em agosto, a China já havia adotado tarifas de 4% a 30,3% sobre o frango dos Estados Unidos, depois de uma investigação ter concluído que a indústria americana foi beneficiada de maneira indevida por subsídios governamentais.
De acordo com a agência oficial de notícias Xinhua, a China comprou 305 mil toneladas de frango dos Estados Unidos na primeira metade de 2010 ? 89% das importações do produto.
O processo antidumping conduzido pelo Ministério do Comércio sustentou que os norte-americanos vendiam frango à China em valor inferior a seu custo de produção, o que suprimiu as margens de lucro dos competidores locais. A decisão deve agravar a tensão comercial entre os dois países na véspera da votação do projeto de lei que prevê barreiras tarifárias em razão da cotação do yuan.
Aprovada em comitê na última sexta, a proposta deverá agora ir à votação no plenário. O texto dá ao governo poder para impor tarifas adicionais de importação quando os produtos forem provenientes de países que mantenham suas moedas desvalorizadas de maneira artificial.