Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Chuva em parte do Sul e tempo firme no Centro-Oeste beneficiam soja

Em parte do Sudeste, também chove forte na semana, mas intercalado com maiores períodos de sol. Boletim traz previsão até o final de janeiro

O Sul do Brasil recebeu volumes expressivos de chuva neste último final de semana. A tendência é que entre terça-feira (16) e o próximo sábado (21), as precipitações continuem. No entanto, desta vez, mais concentradas entre Paraná e Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, um problema: o tempo já volta a abrir e as temperaturas a disparar, com os termômetros chegando aos 40ºC em algumas áreas. Como dissemos anteriormente, essa condição prejudica a absorção de água no solo.

Em parte do Sudeste, também chove forte na semana, mas intercalado com maiores períodos de sol. Já no Centro-Oeste, onde a colheita da soja já está avançando, o tempo mais firme durante os próximos dias vai ajudar a passagem das máquinas na lavoura.

Chuva no Matopiba e Norte

soja gota de chuva caindo tempo
Foto: Pixabay

Áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também recebem chuva, assim como o Norte do país, como em Rondônia, onde a precipitação foi muito irregular nos últimos meses. Contudo, de 22 a 26 de janeiro, a presença de um corredor de umidade entre o Sudeste e o Centro-Oeste traz maiores volumes a estas regiões. Em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso deve chover cerca de 70 mm no período.

No Sul, a chuva falha mais uma vez no Rio Grande do Sul, com apenas cerca de 15 mm no sul do estado. Matopiba, regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste devem ser mais beneficiadas nesse quesito. Já no fim do mês, entre 27 e 31, a parte central e Norte do Brasil continuam com mais umidade nas áreas de soja.

No Sul, janeiro se despede com no máximo 30 mm de chuva para os três estados.

Sair da versão mobile