Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Virada do ano pode trazer chuva para áreas de soja do RS; veja previsão

Recentemente, seis municípios gaúchos declararam situação de emergência por conta da seca

O verão começa oficialmente nesta próxima terça-feira (21) e se estende até 20 de março de 2022. A estação será marcada por chuva acima da média na metade Norte do país e abaixo no Sudeste, parte do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) e nos três estados do Sul. Esse cenário, aliás, é típico de anos com incidência do fenômeno climático La Niña.

No entanto, até o Natal (25), pode chover cerca de 30 mm no norte e centro do estado do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e sul e centro do Paraná. Porém, é uma precipitação isolada, em poucos pontos. Desta forma, a situação vai ficando cada vez mais crítica, visto que alguns municípios, inclusive, já declararam situação de emergência pela estiagem. É o caso de Júlio de Castilhos, Cerro Grande, Espumoso, Rondinha, Tupanciretã e Frederico Westphalen.

Contudo, é na virada do ano que os agrometeorologistas apostam que a umidade venha de forma mais uniforme para o estado gaúcho, ajudando, com isso, no estágio inicial do plantio da soja. Até a última sexta-feira (17), 91% das lavouras estavam semeadas. O número está abaixo da média dos últimos cinco anos, que é de 94,8%.

Com isso, os destaques da chuva até o próximo sábado ficam para as lavouras de soja de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e parte de Mato Grosso.

 

 

Sair da versão mobile