Ao longo desta semana, muita chuva vai cair entre a costa do Sudeste e áreas da região Norte. A terça-feira (7) já começa com queda d’água significativa, principalmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais.
Até o próximo sábado (11), o maior acumulado está no Espírito Santo, com mais de 200 mm previstos. No oeste de Mato Grosso e Rondônia, o volume pode superar os 100 mm no período. Aliás, o excesso de umidade já tem sido reportado como um problema pelos produtores de soja mato-grossenses. A falta de luminosidade atrapalha o desenvolvimento da planta e, principalmente, a aplicação de fertilizantes.
Já no sul de Goiás e sudoeste de Mato Grosso do Sul, a tendência é de redução de água no solo. Neste sentido, a grande preocupação continua sendo a região Sul. Até o dia 11, só há previsão de chuva para a faixa leste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No noroeste do Rio Grande do Sul e interior do Paraná, por exemplo, não há previsão de chuva. Assim, a umidade do solo tende a reduzir significativamente nesta região.