A chuva que atingiu parte da Região Sul neste último fim de semana deve ter significativa redução nos próximos dias. Assim, é no Sudeste e Centro-Oeste que os maiores volumes chegam. Isso por conta de um corredor de umidade originado por nova frente fria.
Em pontos de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, o acumulado gira entre 50 mm e 70 mm entre esta terça-feira (24) e sábado (28). Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul e São Paulo, as precipitações são de cerca de 30 mm neste período. Ao mesmo tempo, uma zona de convergência intertropical traz até 100 mm de chuva para o norte e sul do Pará.
Já entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, a chuva forte permanece entre o Sudeste e o Centro-Oeste. A novidade é que o Paraná também deve receber volumes expressivos, em torno de 50 mm. O mesmo vale para Santa Catarina, enquanto que no Rio Grande do Sul o acumulado gira em torno de 15 mm, apenas. Sul de Minas Gerais e norte de São Paulo ultrapassam 70 mm neste período.
Chuva na primeira semana de fevereiro
Na primeira semana de fevereiro, entre 3 e 7, a configuração climática fica parecida a vista no final de janeiro. No entanto, há redução de chuva no Matopiba (áreas que compreendem os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Neste período, nos três estados do Centro-Oeste os volumes serão de, aproximadamente, 30 mm. No Sul, apenas o Paraná recebe maior umidade, assim como os estados do Sudeste.