Boa notícia aos produtores de soja do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: neste fim de semana, a chuva vai se espalhar pelo interior dos dois estados. Contudo, as regiões leste catarinense e paranaense terão tempo mais firme, o que também é positivo, visto a grande quantidade de água que caiu nos últimos dias nessas áreas.
Assim, até a próxima quarta-feira (14), a expectativa é de, aproximadamente, 50 mm em solos gaúchos. Porém, em outros estados, como no norte de Minas Gerais e interior da Bahia, essa chuva vem acompanhada de granizo.
No próximo período, de 15 a 19 de dezembro, a tendência é das precipitações ficarem concentradas entre Minas Gerais, Goiás e sudeste de Mato Grosso. Nessas áreas, mais de 70 mm são esperados, enquanto áreas do Matopiba recebem cerca de 50 mm. Já o Sul do país terá menores volumes, com no máximo 15 mm, entre esses dias.
Mais para o fim do mês, entre 20 e 24 de dezembro, as condições se mantém. Minas Gerais, Goiás e leste de Mato Grosso são as regiões que receberão mais chuva. Cerca de 70 mm devem cair nestas áreas. Sul com poucos registros e região Norte com fortes pancadas.