A colheita da soja na Argentina chegou a 18,5% da área plantada na primeira e segunda safra, segundo levantamento da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Isso representa um bom avanço de mais de 11 pontos percentuais ante a semana anterior (7,2%), mas muito atrasado frente ao ano passado (56,4%) e a média dos últimos 5 anos (43,5%).
“O rendimento médio da Argentina registra uma queda 11,3% em relação a média das últimas 5 safras. Até o momento, 26,3% da área de primeira safra de soja já foi colhida, após registrar um avanço semanal de quase 16 pontos. Ao mesmo tempo, apenas 1,4% da segunda safra de soja foi colhida e espera-se que a colheita se torne fluida nos próximos 10 dias, com rendimentos abaixo dos recordes históricos, como consequência da falta de chuvas durante os meses de fevereiro e março”, diz a entidade.
No momento as lavouras da Argentina se encontram em 9% da área em situação de boa ou excelente, 61% em situação normal e 30% de regular a ruim. Na semana passada os percentuais eram exatamente os mesmos em 9%, 61%, e 30%, respectivamente. Em igual período do ano passado, eram 21% boas, 52% normais e 27% ruins.
Já a condição hídrica das lavouras melhorou um pouco, sendo que 88% estão em condições ótimas ou adequadas e 11% regular ou seca. Na semana anterior, 87% estavam em condições ótimas ou adequadas e 12% regular ou seca. No ano passado a condição era 81% estavam em condições ótimas ou adequadas e 19% regular ou seca.