Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Colheita de soja 22/23 atinge 17% da área, diz AgRural

Maior intervalo de tempo firme ajudou a colheita a "tomar impulso" em vários estados do Brasil, com destaque para Mato Grosso

Cascavel, colheita de Soja, safra
Colheita da soja em Cascavel (PR). Foto: Gilson Abreu/AEN

A colheita da safra brasileira de soja 2022/23 atingia na quinta-feira (9) 17% da área cultivada, ante 9% uma semana antes e 24% em igual período do ano passado, de acordo com dados da AgRural, divulgados nesta segunda-feira (13).

Conforme a consultoria, o maior intervalo de tempo firme ajudou a colheita a “tomar impulso” em vários estados do Brasil, com destaque para Mato Grosso, onde 44,10% dos 11,8 milhões de hectares destinados para a cultura já foram colhidos.  No Rio Grande do Sul, onde ainda não há soja pronta para retirada do solo, as lavouras seguem perdendo produtividade devido ao calor e à irregularidade das chuvas.

Por outro lado, nos demais estados do país, a expectativa é de rendimentos “muito bons”, de acordo com a empresa.

Milho verão

Em relação ao milho primeira safra (verão), a área colhida no Centro-Sul alcança 14%, ante 10% uma semana antes e 23% um ano atrás. Já o plantio da segunda safra (safrinha) atinge 25% da área esperada, em comparação com 12% uma semana antes e 42% no mesmo período do ano passado.

Os trabalhos mantiveram-se concentrados em Mato Grosso, mas as plantadeiras também já começaram a entrar em ação em Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo a AgRural, de um modo geral, os produtores ainda têm tempo para tirar o atraso do plantio da safrinha até o fim de fevereiro ou meados de março, “dependendo das janelas locais de semeadura”.

Para a consultoria, há preocupação, porém, no sudoeste e no oeste do Paraná, onde o atraso é muito grande e o plantio dificilmente será feito dentro da janela, já que há previsão de mais chuvas para essas regiões.

Sair da versão mobile