A coordenadora da comissão, Carmem Foro, se reuniu com chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e com a secretária especial da Política para Mulheres, Nilcéia Freire. No documento entregue o movimento enumerou 13 itens mais importantes da Marcha das Margaridas, entregue em agosto do ano passado.
? Nós optamos por uma estratégia do movimento fazer um acompanhamento anual da pauta de reivindicações das margaridas porque, se a gente entrega no ano de 2007 e só volta a conversar daqui a quatro anos, se perdem muitas questões ? afirma Foro.
As reivindicações consideradas mais importantes são a publicação da portaria interministerial que atualiza os índices de produtividade, a criação do limite máximo para o tamanho da propriedade da terra, a garantia de representação das trabalhadoras rurais na Comissão de Igualdade de Oportunidades do Ministério do Trabalho, a criação da política nacional de saúde das populações do campo e da floresta.
Depois de analisar o documento, a secretaria-geral da Presidência vai articular uma rodada de negociações nos ministérios, que está prevista para ocorrer entre os dias 11 e 15 de agosto. A chamada Jornada das Margaridas vai ser marcada por manifestações em todo o país.