Agricultura

Congresso Brasileiro de Soja termina hoje com debate sobre dependência de insumos importados

No evento, que começou na segunda-feira, foram discutidos assuntos ligados aos atuais desafios tecnológicos dos sistemas de produção de soja

A dependência agrícola de insumos importados será o tema de encerramento do 9º Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2022, que acontece em Foz do Iguaçu (PR).

No painel, que será ancorado pelo diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, o pesquisador José Carlos Polidoro, da Embrapa Solos; o diretor de Projetos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Bruno Caligaris; e o diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Ricardo Tortorella; vão discutir riscos e oportunidades do agronegócio brasileiro, especialmente no cenário de escassez de insumos, provocado pela sanções contra a Rússia e contra Belarus por conta da guerra na Ucrânia.

No evento, que começou na segunda-feira (16), foram discutidos assuntos ligados aos atuais desafios tecnológicos dos sistemas de produção de soja e às novas oportunidades que estão surgindo para a cadeia da oleaginosa, sempre tendo a sustentabilidade como tema transversal.

Com mais de 1,5 mil participantes de diversos países, o Congresso contou com seis conferências e 18 painéis, totalizando 50 palestras. Nos quatro dias de evento, foram apresentados 287 trabalhos técnicos em formato de pôster ou oralmente.

Organizado pela Embrapa Soja, o Congresso é o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul.

Nos primeiros dias do Congresso estiveram em discussão temas como o equilíbrio entre preservação e produção de soja no Brasil; segurança alimentar e transição energética; mercado; tecnologia, oportunidades, desafios, bioinsumos; legislação.

congresso brasileiro de soja
Foto: Divulgação/AEN

Importância da soja

Na safra 20/21, o Brasil produziu aproximadamente 140 milhões toneladas de soja, de acordo com levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), consolidando o Brasil como líder mundial na produção e na exportação do grão.

A oleaginosa está presente em todas as regiões brasileiras e os três maiores produtores estão concentrados no Centro-Oeste e Sul do Brasil.

A cultura da soja tem reflexos importantes na economia, impactando na realização de negócios, na geração de emprego e renda e trazendo melhorias para a qualidade de vida de toda a população. A oleaginosa é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados, biodiesel e em ração animal.