Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Congresso Brasileiro de Soja termina hoje com debate sobre dependência de insumos importados

No evento, que começou na segunda-feira, foram discutidos assuntos ligados aos atuais desafios tecnológicos dos sistemas de produção de soja

A dependência agrícola de insumos importados será o tema de encerramento do 9º Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2022, que acontece em Foz do Iguaçu (PR).

No painel, que será ancorado pelo diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, o pesquisador José Carlos Polidoro, da Embrapa Solos; o diretor de Projetos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Bruno Caligaris; e o diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Ricardo Tortorella; vão discutir riscos e oportunidades do agronegócio brasileiro, especialmente no cenário de escassez de insumos, provocado pela sanções contra a Rússia e contra Belarus por conta da guerra na Ucrânia.

No evento, que começou na segunda-feira (16), foram discutidos assuntos ligados aos atuais desafios tecnológicos dos sistemas de produção de soja e às novas oportunidades que estão surgindo para a cadeia da oleaginosa, sempre tendo a sustentabilidade como tema transversal.

Com mais de 1,5 mil participantes de diversos países, o Congresso contou com seis conferências e 18 painéis, totalizando 50 palestras. Nos quatro dias de evento, foram apresentados 287 trabalhos técnicos em formato de pôster ou oralmente.

Organizado pela Embrapa Soja, o Congresso é o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul.

Nos primeiros dias do Congresso estiveram em discussão temas como o equilíbrio entre preservação e produção de soja no Brasil; segurança alimentar e transição energética; mercado; tecnologia, oportunidades, desafios, bioinsumos; legislação.

congresso brasileiro de soja
Foto: Divulgação/AEN

Importância da soja

Na safra 20/21, o Brasil produziu aproximadamente 140 milhões toneladas de soja, de acordo com levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), consolidando o Brasil como líder mundial na produção e na exportação do grão.

A oleaginosa está presente em todas as regiões brasileiras e os três maiores produtores estão concentrados no Centro-Oeste e Sul do Brasil.

A cultura da soja tem reflexos importantes na economia, impactando na realização de negócios, na geração de emprego e renda e trazendo melhorias para a qualidade de vida de toda a população. A oleaginosa é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados, biodiesel e em ração animal.

Sair da versão mobile