O congresso reúne o que há de mais novo e de mais experiente em se tratando de especialistas no setor. Com 82 anos, quase 30 ä frente da Sociedade Nacional de Agricultura, Octavio Alvarenga abriu o encontro sob a atenção de empresários e alunos de um curso de gestão do agronegócio da Universidade de Viçosa, de Minas Gerais:
? Uma nova agricultura do Brasil significa enfrentar isso que se chama de crise. Nós estamos habituados agora à crise disso, crise daquilo. Se você comparar a carne brasileira que está vendendo muito bem, se comparar os percentuais e os acréscimos de venda do Brasil, você vai ver que é um setor, por exemplo, que vai muito bem
Também participou do encontro, nesta terça, o ex-ministro da Agricultura e atual presidente do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro) , Roberto Rodrigues, que falou sobre o panorama e as perspectivas do agronegócio brasileiro.
? O Brasil tem um papel a jogar no cenário global demandante de alimentos e de biocombustíveis que poucos países tem, dadas as condições tecnológicas que nós temos, terra disponível e um agricultor altamente preparado para este tipo de coisa.