O peso das frutas contidas na embalagem também será observado. A manga será separada em categorias de acordo com os limites máximos de tolerâncias estabelecidos para os defeitos de possível ocorrência na fruta, tais como dano mecânico, doenças, podridão, manchas.
A proposta também vai criar os requisitos para amostragem, os procedimentos operacionais para a classificação, o modo de apresentação e as especificações para marcação ou rotulagem do produto.
Segundo o coordenador de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Fabio Fernandes, a proposta de padronização da manga foi elaborada pelo órgão juntamente com representantes do mercado interno, exportadores e produtores. O objetivo é aumentar o controle de qualidade da fruta a ser oferecida ao consumidor bem como facilitar a comercialização do produto.
? Até então não existia um padrão oficial de classificação para esse produto. Uma vez aprovado o regulamento proposto, a comercialização será facilitada, tendo em vista a uniformização da informação ? ressalta.
As sugestões à consulta pública podem ser encaminhadas para a Coordenação-Geral de Qualidade Vegetal no e-mail consultapublica.cgqv@agricultura.gov.br.