Cooperativas rurais querem medidas para facilitar acesso ao programa de capitalização do BNDES

Contratação do Procap-Agro foi menor do que era esperadoAgricultores, representantes de bancos e do governo federal procuram uma solução para que associações com dificuldades financeiras também possam ter acesso ao crédito. O Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi criado no ano passado para ajudar a recuperar o setor. Porém, a contratação foi menor do que era esperado. O assunto foi discutido nesta terça, dia 9, em Brasília.

Os produtores reclamam que, por falta de garantias, não conseguem financiamento para investir. Segundo o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes, o recurso acaba não chegando a quem mais precisa.

? Precisamos bolar alguma coisa diferente. Precisamos remodelar esta parte do Procap-Agro, para poder ter um fundo garantidor, uma fonte do tesouro que garanta parte desta retomada para que a cooperativa possa se profissionalizar, possa ter uma gestão mais focada e possa também alavancar e se desenvolver ? avalia Lopes.