Paiva foi escolhido com base em lista tríplice. Com 18 votos, foi o primeiro da lista. Em segundo, ficou o geneticista Aluízio Borém, com 14 votos, que também foi escolhido por Rezende para ocupar a vice-presidência. O químico Antônio Euzébio Goulart Santana, com 12 votos, completou a lista.
Paiva assume um colegiado composto por 27 integrantes da comissão e comandará a CTNBio até 2012, mandato que pode ser prorrogado uma única vez.
A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada em 2005, cuja finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança em relação aos organismos geneticamente modificados. Cabe à CTNBio analisar pedidos de pesquisas e de liberação de organismos geneticamente modificados.
Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1974, Paiva ocupou nos últimos dois anos a vice-presidência da comissão CTNBio, que tinha à frente Walter Colli, professor titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e coordenador adjunto da FAPESP.
Paiva é graduado em agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1973). Fez mestrado em fisiologia vegetal (1977) e doutorado em biologia molecular de plantas (1983) na Universidade Purdue, Estados Unidos. Ele desenvolve trabalhos de pesquisa na área de genética, com ênfase em genética molecular e celular de plantas e microrganismos.