Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cuiabá (MT) sediará sexta edição do Congresso Brasileiro de Soja

Encontro ocorre pela primeira vez na cidade entre 11 e 14 de junhoA cada três anos os principais pesquisadores e especialistas da cadeia da soja no Brasil e no mundo se reúnem para debater os avanços e os desafios do setor no Congresso Brasileiro de Soja. Realizado desde 1999 em Londrina (PR), em 2012 o encontro ocorre pela primeira vez em Cuiabá (MT). Os organizadores do Congresso fizeram a apresentação oficial do evento à imprensa nesta quinta, dia 29. O crescimento da cultura da soja na região Centro-Oeste justificou a escolha da capital mato-grossense para

—  É uma satisfação realizar (o Congresso) aqui em Mato Grosso. As primeiras (edições) foram no Paraná e o último em Goiás. Agora chegamos em Mato Grosso e era hora de acontecer aqui pela importância do Estado na produção de soja no Brasil e também de outras cadeias do complexo soja — avalia o presidente do Congresso Brasileiro de Soja, Ricardo Adbelnoor.

O tema do evento em 2012 será “Soja, integração nacional e desenvolvimento sustentável”.

— Este é o tema principal do Congresso, pensando qual o papel que a soja exerceu no Estado de Mato Grosso. Vimos que a soja foi fator determinante para o desenvolvimento do Estado, cidades e indústrias. Vemos isso como fator de integração nacional e não podemos deixar de pensar que soja tem que ser sustentável. Mato Grosso tem avançado nisso — diz Adbelnoor.

A programação também prevê diversos debates. O principal deve ser sobre a biotecnologia.

— Com toda certeza é importante discutirmos a biotecnologia. Como vai se proceder o pagamento de royalties, modelo de cobrança, o que os produtores esperam da biotecnologia, quais gargalos espera resolver — diz o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Carlos Fávaro.

— Nós sabemos trabalhar, mas sem a pesquisa não teríamos esta oportunidade e o mundo não teria a oferta de alimentos nesta abundância. A importância deste momento, onde o foco é a integração e sustentabilidade, faz-se necessário a integração das entidades e fazer com que as pesquisas avancem muito para tirar este grande problema — afirma o produtor rural Nelson Piccoli.

A expectativa dos organizadores é de que duas mil pessoas participem do evento.

Sair da versão mobile