Segundo ele, o governo vem gerando condições para a mudança dessa cultura e o pequeno produtor começa a entrar de forma competitiva no mercado, onde as oportunidades estão abertas.
Com a melhora sucessiva na área de crédito, diz o gerente, está sendo criado um ambiente cada vez mais favorável para fortalecer e ampliar a colocação de produtos no mercado, além da oferta de serviços, dado o aumento do número de empreendimentos e de novas pessoas envolvidas na agropecuária e na agroindústria.
O gerente de Agronegócio do Sebrae admite que apesar disso, “ainda paira a cultura de entregar a produção”. Para ele, há um processo de evolução e aprendizado de todos os atores envolvidos na cadeia produtiva.
A volta ao campo de parte da população que foi para a cidade mostra que houve melhora no ambiente rural, com investimentos na educação, saúde e logística, disse o representante do Sebrae. Ele defende a continuidade de políticas públicas para melhorar a infraestrutura no campo.
Em entrevista ao programa Brasil Rural, da Rádio Nacional, sobre a realização da Semana Sebrae do Agronegócio 2010, em Brasília, Paulo Alvim disse que o encontro terá a presença de produtores do Distrito Federal que têm ação muito forte na atividade e também de estudantes.