É na fase final do ciclo da lavoura da soja, quando o grão atinge a maturação fisiológica, que entra em campo mais um importante aliado do produtor: os dessecantes. Usada na pré-colheita, esta categoria especial de herbicidas de contato otimiza a secagem da folhagem, acelerando ou uniformizando o ciclo na lavoura e favorecendo uma colheita com mais eficiência e rentabilidade.
Entre os destaques do mercado neste segmento, o Dorai Max é um dos mais recentes lançamentos da Ihara. Segundo o gerente de Marketing Regional da empresa, Roberto Rodrigues, o produto conta com uma tecnologia única no mercado, que permite mais eficiência na uniformidade de maturação na plantação de soja, com redução de perdas na colheita.
- Ihara entra no setor de pastagens e lança seis produtos de uma vez
- Nova ferramenta emite alertas de ferrugem asiática para manejo antecipado
Ele explica que a dessecação é uma estratégia especialmente interessante quando a safra é marcada por condições climáticas adversas, resultando em maior ocorrência de grãos verdes na colheita. De acordo com o gerente, este deve ser exatamente o cenário da atual safra em boa parte das regiões produtoras do país.
“Muitas lavouras estão em forte desuniformidade nesta safra, e já registramos uma demanda pelo dessecante mais acelerada que em anos anteriores. O momento é muito favorável à utilização desta estratégia para alcançar maior qualidade no produto colhido”.
Rodrigues conta que o Dorai Max também atua na prevenção do desgaste da máquina e otimiza o consumo de combustível. Sua utilização também reduz impurezas no produto colhido, aumenta o potencial de armazenamento e ajuda a controlar plantas daninhas na soja.
“Ele prepara o campo para a colheita e plantio seguinte, eliminando o residual da planta da soja e, assim, a propagação de doenças, de pragas e de plantas daninhas que podem prejudicar a semeadura seguinte”, afirma.