UE deve endurecer regras de derivativos agrícolas

Para bloco, especulação financeira está impactando mercados físicos de commoditiesA União Europeia (UE) deve endurecer a regulamentação do mercado de derivativos agrícolas, sob o argumento de que a especulação financeira está impactando os mercados físicos de commodities, disseram comissários do bloco em um comunicado divulgado nesta quarta, dia 2.

Michel Barnier, comissário encarregado da regulação dos mercados, informou que a volatilidade dos preços agrícolas é principalmente provocada por mudanças na oferta e na demanda, mas os produtos agrícolas estão se tornando ativos financeiros.

? É o motivo pelo qual queremos compartilhar nossa preocupação sobre isso ? diz Barnier.

Companhias financeiras podem ter uma grande influência sobre os mercados físicos de commodities, disse Dacian Ciolos, comissário de agricultura da UE.

? O fato é que esses fundos de investimentos têm muita influência ? afirmou.

Segundo ele, um fórum internacional é necessário para discutir questões ligadas à oferta de commodities, uma vez que decisões individuais de governos, como a restrição dos embarques, podem ter impacto na disponibilidade global de commodities agrícolas. As informações são da Dow Jones.