Os produtores rurais de Goiás poderão conhecer duas novas variedades de soja livre de transgenia na Tecnoshow Comigo, que ocorre a partir desta segunda-feira (27) até a próxima sexta (31), em Rio Verde. O Instituto Soja Livre (ISL), em parceria com a Embrapa, participará da feira com o objetivo de apresentar opções para o plantio de soja convencional com produtividade e rentabilidade.
De acordo com o pesquisador da Embrapa e diretor técnico do ISL, Odilon Lemos, serão lançadas a BRS MG 534 e a BRS 7781. “A 534 já está sendo cultivada em áreas maiores e mostrando resultados expressivos de produtividade, em alguns locais passando de 90 sacas por hectare. Além disso, tem tolerância à ferrugem asiática e aos nematoides de galhas Meloidogyne incógnita e javanica”.
Esta cultivar é uma parceria da Embrapa com a Fundação Triângulo e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Já a cultivar 7781 tem boa expectativa. “Estamos começando a plantar em área maiores para comprovar a produtividade e garantir aos agricultores uma cultivar de excelência, com resistência à nematoide de galha Meloidogyne javanica”, diz o pesquisador. A variedade é um lançamento da Embrapa com Fundação Cerrados e Fundação Bahia.
História do Instituto Soja Livre
O Instituto Soja Livre, fundado em 24 de julho de 2017 pela Aprosoja Mato Grosso e Embrapa, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado de soja convencional (denominado Soja Livre), mantendo viva a liberdade de escolha do produtor rural na escolha da tecnologia, da cultivar e do sistema produtivo que irá trazer maior rentabilidade e segurança na safra.
Sua atividade é auxiliar os parceiros envolvidos, pertencentes aos diferentes setores deste nicho de mercado, com repasse de informações atualizadas e importantes para garantir maior competitividade dos negócios envolvendo soja convencional.