Chuva isolada nas cinco regiões brasileiras. Assim será o sábado e domingo e início da próxima semana. Acompanhe, nos mapas abaixo, as áreas onde haverá precipitação até quarta-feira (5 de julho).
O El Niño tende a começar a agir entre setembro e outubro, período que marca o início da semeadura da soja no Brasil. Em alguns lugares, o fenômeno traz chuva e auxilia a germinação da planta, já em outros, pode trazer altas temperaturas e seca. Acompanhe a previsão:
Sul
O tempo fica com mais nebulosidade na Região Sul, mas as chuvas se concentram apenas na mancha azul do mapa acima, com volumes em torno de 10 mm a 20 mm até a próxima quarta-feira (5 de julho). As temperaturas devem subir nos próximos dias, eliminando a chance de geada nas áreas de baixada, com as mínimas entre 10ºC e 12ºC.
O tempo volta a mudar na quarta-feira com a entrada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul. O volume de precipitação nos três estados da região deve ultrapassar os 40 mm. Com o El Niño em curso, o acoplamento oceano-atmosfera demora um pouco para se estabelecer, o que significa que as chuvas acima da média em todo o Sul do Brasil devem começar apenas no início da primavera.
Assim, em setembro e outubro, o regime de chuvas vem com intensidade moderada, o que ajuda a repor a umidade no solo para o início da semeadura da soja. Contudo, pode acabar atrapalhando os trabalhos em campo se o volume vier em curto espaço de tempo, sem a devida distribuição hídrica.
Outro impacto do fenômeno climático para a região é o inverno com temperaturas acima da média, o que não descarta eventuais massas de ar frio que derrubem as temperaturas.
Ponta Grossa (PR)
Sábado: temperatura máxima: 21ºC / mínima: 11ºC / Nublado
Domingo: 20ºC / 11ºC / Nublado
Segunda: 18ºC / 11ºC / Sol entre nuvens
Sudeste
Tempo com mais nebulosidade apenas na faixa litorânea da região, como mostra a mancha azul do mapa acima. Os volumes ficam entre 15 mm e 40 mm nos próximos dias. Já as temperaturas serão mais amenas, com máxima de 23ºC/26ºC e mínimas de 10ºC/14ºC nas áreas de baixada.
Assim como acontece no Sul, o El Niño no Sudeste demora a se estabelecer, iniciando no início da primavera, entre setembro e outubro com intensidade moderada.
Porém, o fenômeno não traz influencia direta nas chuvas nos quatro estados, agindo apenas nas temperaturas, trazendo um inverno também com temperaturas acima da média. Contudo, massas de ar frio podem avançar sobre os estados, derrubando os termômetros. Porém, a frequência destes períodos mais frios será menor.
Uberaba (MG)
Sábado: temperatura máxima: 26ºC / mínima: 15ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 26ºC / 14ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 26ºC / 13ºC / Sol
Centro-Oeste
Tempo ensolarado em todas as áreas, com temperaturas elevadas que podem chegar a 34ºC na faixa centro-norte de Mato Grosso. As mínimas na área ficam entre 15ºC e 17ºC. A atuação de um bloqueio atmosférico inibe a formação de nuvens carregadas nos três estados e no Distrito Federal, impedindo a chuva.
O El Niño tende a afetar o Centro-Oeste da mesma forma que nas regiões Sul e Sudeste, ou seja, levando chuva de moderada intensidade apenas a partir de setembro, afetando mais as temperaturas do que o regime hídrico.
Tangará da Serra (MT)
Sábado: temperatura máxima: 31ºC / mínima: 15ºC / Sol
Domingo: 32ºC / 15ºC / Sol
Segunda: 32ºC / 15ºC / Sol
Nordeste
As chuvas persistem na faixa litorânea e norte do Maranhão devido a atuação das ondas de leste na mancha azul do mapa, com volumes de 15 mm a 40 mm nos próximos dias. As temperaturas podem chegar a 35ºC no Piauí, Maranhão e Ceará.
Na região, o El Niño tende a gerar chuvas abaixo da média no início da primavera, podendo impactar o desenvolvimento das futuras lavouras de soja. Por lá, o inverno deve ser mais quente, com temperaturas acima da média.
Jaborandi (BA)
Sábado: temperatura máxima: 29ºC / mínima: 17ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 30ºC / 16ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 30ºC / 15ºC / Sol
Norte
Chuva mais volumosa prevista somente para Roraima, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm nos próximos dias nas áreas representadas pela mancha amarela no mapa acima.
A Região Norte também será marcada por temperaturas elevadas, com máximas que podem atingir os 33ºC no Tocantins, Pará e Amazonas.
O aquecimento das águas do Pacífico Equatorial, que configuram o El Niño, tendem a agir no topo do mapa da mesma forma que no Nordeste, gerando chuvas abaixo da média na faixa leste da região, o que também pode impactar no desenvolvimento das futuras lavouras de soja.
Dom Eliseu (PA)
Sábado: temperatura máxima: 32ºC / mínima: 23ºC / Chuva
Domingo: 33ºC / 22ºC / Chuva
Segunda: 32ºC / 22ºC / Chuva