Instalada no Parque de Exposições da Granja do Torto, a fazenda demonstrativa oferece os mais diferentes tipos de curso. Todos voltados para os agricultores familiares. A ideia é tirar as principais dúvidas para que os produtores invistam na diversificação de culturas. Cirineu Norberto produz hortaliças e encontrou no evento as respostas para investir na criação de peixes em cativeiro.
? Eu estou querendo iniciar. Comecei a fazer os meus tanques lá no sítio, então, é muito bom, eu gostei muito das palestras foi muito produtiva e com certeza me ajudou muito ? constata Norberto.
Durante sete horas, os alunos aprenderam a elaborar diversos tipos de produtos derivados do leite. Na mesa há requeijão cremoso, iogurte, queijo minas frescal, queijos temperados e até queijo coalho. Se dá prazer em aprender, comer então nem se fala.
? Às vezes eles têm o leite lá, mas não sabem o que fazer. Então, esses cursos que a Emater proporciona é justamente para que esses produtores aproveitem tudo aquilo que eles produzem ou grande ou pequena quantidade ? explica o assessor técnico da Emater-DF, José Roberto de Oliveira.
Nas aulas, os produtores aprendem as técnicas corretas de elaboração dos alimentos.
? Antes, a gente não pasteurizava o leite, fazia do leite cru que não é recomendável. Agora, a gente já aprendeu que deve pasteurizar o leite e acrescentar outros produtos que a gente não acrescentava ? disse o produtor João Batista Cordeiro.
Ivani Coelho é cozinheira em uma propriedade voltada para o turismo rural.
? Vou fazer o patê de ricota que aprendi aqui lá também para passar para os clientes. Vai fazer parte do cardápio, com certeza ? garante Ivani.
O evento ocorre em Brasília até o próximo domingo.
? Até agora já participou mais de 1,1 mil produtores. Os cursos são de graça. Todos podem participar ? finaliza o gerente de eventos da Emater-DF, Wilson Nakamura.