Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Emater qualifica pequenos agricultores em Brasília

PECBrasília oferece cursos de graça, que ensinam novas técnicas de olho no aumento da renda e nas exigências do mercadoA feira agropecuária da capital federal significa oportunidade para pequenos produtores aprenderem. A 2ª PECBrasília, o evento organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), oferece cursos de graça, que ensinam novas técnicas de olho no aumento da renda e nas exigências do mercado.

Instalada no Parque de Exposições da Granja do Torto, a fazenda demonstrativa oferece os mais diferentes tipos de curso. Todos voltados para os agricultores familiares. A ideia é tirar as principais dúvidas para que os produtores invistam na diversificação de culturas. Cirineu Norberto produz hortaliças e encontrou no evento as respostas para investir na criação de peixes em cativeiro.

? Eu estou querendo iniciar. Comecei a fazer os meus tanques lá no sítio, então, é muito bom, eu gostei muito das palestras foi muito produtiva e com certeza me ajudou muito ? constata Norberto.

Durante sete horas, os alunos aprenderam a elaborar diversos tipos de produtos derivados do leite. Na mesa há requeijão cremoso, iogurte, queijo minas frescal, queijos temperados e até queijo coalho. Se dá prazer em aprender, comer então nem se fala.

? Às vezes eles têm o leite lá, mas não sabem o que fazer. Então, esses cursos que a Emater proporciona é justamente para que esses produtores aproveitem tudo aquilo que eles produzem ou grande ou pequena quantidade ? explica o assessor técnico da Emater-DF, José Roberto de Oliveira.

Nas aulas, os produtores aprendem as técnicas corretas de elaboração dos alimentos.

? Antes, a gente não pasteurizava o leite, fazia do leite cru que não é recomendável. Agora, a gente já aprendeu que deve pasteurizar o leite e acrescentar outros produtos que a gente não acrescentava ? disse o produtor João Batista Cordeiro.

Ivani Coelho é cozinheira em uma propriedade voltada para o turismo rural.

? Vou fazer o patê de ricota que aprendi aqui lá também para passar para os clientes. Vai fazer parte do cardápio, com certeza ? garante Ivani.

O evento ocorre em Brasília até o próximo domingo.

? Até agora já participou mais de 1,1 mil produtores. Os cursos são de graça. Todos podem participar ? finaliza o gerente de eventos da Emater-DF, Wilson Nakamura.

Sair da versão mobile