? Este será um evento diferenciado com grandes atrativos e novidades que poderão ser observados pelos participantes, envolvendo todos os segmentos da cadeia produtiva do arroz irrigado ? comentou.
A Embrapa será responsável pelas atividades do Dia Tecnológico, no qual haverá debate científico sobre as grandes tecnologias desenvolvidas. Além disso, a instituição também será responsável pela apresentação de dois painéis de discussão. Um deles, intitulado “Rumos do melhoramento genético de arroz irrigado”, englobará duas palestras: “Panorama do melhoramento e da biotecnologia em arroz irrigado”, ministrada pelo pesquisador Ariano de Magalhães Júnior, e “Avanços tecnológicos em qualidade de grãos e industrialização”, ministrada pelo professor da Faem/UFPEL Moacir Cardoso Elias.
O outro painel diz respeito à “Utilização do rolo faca na resteva do arroz irrigado”, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Clima Temperado Júlio Centeno e “Manejo da resteva do arroz irrigado”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Enio Marchezan.
De acordo com o presidente da Expoarroz, Fernando Estima, a presença da Embrapa Clima Temperado é fundamental para o evento por todo o reconhecimento de seu trabalho em relação às pesquisas com o arroz, que vêm sendo realizadas ao
longo desses 71 anos.