Depois de ajeitar as bagagens, uma última conferida no roteiro da expedição. O cronograma das cinco equipes que participam do circuito tecnológico está definido. Nesta primeira semana de trabalhos, a meta é visitar lavouras em duas grandes regiões produtoras de Mato Grosso.
Segundo o gerente técnico da Aprosoja-MT, Luiz Nery Ribas, as equipes vão para o Norte e Oeste do Estado. Na próxima semana, a caravana vai passar por municípios do Sul e do Leste do Estado. O objetivo das visitas é verificar de perto o desenvolvimento inicial das lavouras de soja e ouvir o que os agricultores têm a dizer sobre o cenário da atual safra.
Para levantar essas informações, o grupo é formado por pessoas que entendem do dia a dia no campo e por outras que ainda vão conviver muito com o meio rural.
É importante ter equipes com técnicos que possam dar suporte aos produtores e que também levam universitários para conhecer mais sobre o dia a dia nas lavouras – diz Eliandro Zaffari, engenheiro agrônomo.
Além de conhecer a realidade da safra, o circuito pretende orientar os produtores, principalmente quanto ao manejo preventivo contra doenças e pragas.
Este ano, a meta é visitar 400 fazendas. Todas as informações coletadas a campo vão ser avaliadas e devem ser apresentadas na primeira quinzena de novembro.