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Essências de plantas brasileiras ganham mercado mundial

Fazenda se especializou na extração de óleo de pitangaA exploração de ativos provenientes da biodiversidade brasileira tem se tornado um lucrativo nicho de mercado. Assim confirma o empresário e agrônomo Luiz Grossman, proprietário da empresa brasileira Garden City, adquirida em 1990 em parceria com um sócio. O objetivo da propriedade era cultivar plantas medicinais e aromáticas. Posteriormente, foram construídas destilarias de óleos essenciais e laboratórios de controle de qualidade.

Atualmente, a fazenda é especializada na produção de óleo essencial de pitanga, contando com dezenas de milhares de plantas no campo.

? Hoje, o Brasil possui cerca de 300 plantas que só existem aqui e que podem ter sua essência extraída ? explica Luiz.

Ele afirma que esse mercado é lucrativo. As vantagens vão desde a adequação da oferta à demanda ao aumento de valor agregado. Ele informa que a única desvantagem do negócio é a competição acirrada com a Índia e a China, que freqüentemente têm alterado o produto para vender mais barato.

Para ganhar espaço no mercado, principalmente externo, os empresários inovaram seus equipamentos, processos e produtos. Na parte de equipamentos, a empresa criou duas destilarias móveis. Nos processos, foram adquiridos vários tipos de certificação, criaram laboratório de controle de qualidade e investiram na envase para pequenas quantidades e distribuição própria de cosméticos.

Na questão dos produtos, a Garden City investiu, especificamente, em cosméticos feitos a base de pitanga. A planta é rica em vitamina A, sendo um importante antioxidante. Também foram contratadas soluções de universidades para obtenção de testes de eficácia e segurança.

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