Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estiagem no Rio Grande do Sul pode impactar nos números nacionais de safra de grãos, diz Conab

Avaliação é do diretor de Política Agrícola e Informações do órgão, que divulgou números sobre a produçãoA estiagem que atinge o Rio Grande do Sul há cerca de dois meses pode comprometer a safra nacional de grãos. A avaliação é do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto. A entidade anunciou nesta quinta, dia 8, que a produção em 2011/2012 no Brasil deve sofrer queda de 2,4%. Os números são preliminares, já que deverão ser mais precisos no próximo levantamento realizado pela Conab, em janeiro de 2012, contendo cálculos dos impactos prov

– A estiagem que o Rio Grande do Sul vem vivenciando e que continua poderá comprometer a produção de milho e soja. E vir a impactar nos números nacionais – aponta Porto. 

Na opinião do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, a previsão de colheita de 159 milhões de toneladas (cerca de quatro milhões de toneladas a menos do que na última safra) deve ser vista com cautela.

– Nós temos ainda a segunda safra de muitas culturas e isso certamente vai impactar neste número conservador que é feito pelas médias dos últimos três anos – afirma.

Já o secretário de Agronenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, tem expectativas otimistas para as próximas safras. Principalmente para a cana-de-açúcar, cuja previsão da Conab aponta queda de 8,4%.

– As perpectivas para 2012 são de melhora do quadro. Entretanto, esse quadro será realmente melhor em 2013 – diz.

Sair da versão mobile