Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, recebeu o projeto Dia de Campo no último fim de semana. Além da tradicional troca de conhecimento e dicas técnicas para os profissionais da área, dessa vez, os mais jovens também participaram.
Em uma aula inusitada, mais de 700 alunos do ensino médio da região de Ourinhos, também no interior paulista, aprenderam que, para comer, é preciso do agronegócio.
O encontro faz parte do projeto “Conhecendo na Prática”, que busca relatar o dia a dia do setor agropecuário. As palestras trouxeram detalhes sobre a cadeia produtiva da carne e a importância de produzir com sustentabilidade, respeitando o ciclo completo e implantando ferramentas que reduzam custos ambientais e sociais.
Os alunos também conheceram o movimento “De Olho no Material Escolar”, iniciativa que surgiu na pandemia, em 2020, por meio de um grupo de mães que, ao auxiliar os filhos na lição escolar, perceberam que o material didático da escola trazia fatos sobre o agronegócio que não demonstravam a realidade.
Estudantes em contato com o agronegócio
Depois das palestras, os alunos visitaram os stands para conhecer as novidades em tecnologia e plataformas digitais. E uma breve explicação para mostrar o trabalho dos tratores no campo.
O evento foi realizado na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, local que recebeu a Abertura Nacional do Plantio da Soja, da safra 2022/23.
Na parte da tarde, a conversa foi com os adultos. Nessa parte, muitas dicas sobre manejo, solo e produtividade Ao final do dia, uma visita na lavoura que já estava pronta para receber a soja.