Desde quando foi anunciada a suspensão das atividades, muitos pecuaristas procuram a Federação para obter informações e pedir orientações das medidas que devem ser tomadas. Com isso, uma equipe técnica da Famato está levantando informações jurídicas e da empresa frigorífica para subsidiar os pecuaristas mato-grossenses do que está acontecendo.
? A Famato está bastante preocupada com a situação dos frigoríficos no Estado. Por isso vamos nos reunir com eles (pecuaristas) para explicar o que está acontecendo e esclarecer as complicações judiciais do que pode ocorrer ? disse o presidente da Famato, Rui Prado.
Em Mato Grosso as plantas do Independência que foram fechadas estão localizadas nos municípios de Colíder, Juína, Confresa, Pontes e Lacerda e Nova Xavantina. A diretoria da Famato vai se reunir com pecuaristas dos municípios de Juína e Pontes e Lacerda que foram atingidos com a suspensão das atividades.
Segundo a Assessoria Jurídica da Federação, até o momento não se sabe qual é o parecer do pedido de recuperação judicial do frigorífico Independência, que foi protocolado na semana passada. Caso o frigorífico ganhe na Justiça parecer favorável à decisão, a empresa fica imune de qualquer ação que seja impetrada contra ela.